Conheça um pouco da história do título de carregamos de “Capital da Palha”
Sales Oliveira recebeu em 2023 o título de Capital Estadual da Palha, o feito ocorreu após passar por três comissões temáticas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), aprovação dos deputados e sanção do governador. A honraria agrega valor turístico e econômico ao município.
Para que o reconhecimento acontecesse, era necessário uma ampla pesquisa comprovando a importância cultural, histórica e econômica da matéria-prima no território salense. Logo em seguida, um projeto de lei (PL) é apresentado e analisado pelos parlamentares.
De acordo com as informações do documento protocolado pelo Dep. Léo Oliveira, ao menos 25% dos moradores salenses, ou seja, 3 mil pessoas, “lidam diretamente com o produto”. E continua: “O produto, inclusive, já foi encontrado em tabacarias de Paris e Roma”. A manufatura atinge cidades da região.
Quer saber mais? Continue a leitura.
Conversamos com Camila José de Souza, que contribuiu ativamente para a concessão do título de Capital da Palha e trabalhou por cerca de duas décadas no Departamento de Cultura. Ela nos contou rapidamente como iniciou a história do cigarro de palha em Sales Oliveira.
De acordo com Camila, tudo começou entre as décadas de 50 e 60, com Guilherme Tizziotti, que era empresário do ramo têxtil. Pensando em aumentar o movimento de sua loja teve a ideia de comercializar os cigarros de palha que ele próprio produzia e consumia.
"Deu tão certo vender o cigarro de palha pronto, que a loja de armarinho foi fechada e ele começou a trabalhar com palha. Aí na década de 70/80 começou o boom das palheiras aqui", relata.
A palha contribui ativamente para a girar a economia da cidade. Faz parte das atividades a manufatura para a produção do cigarrinho, artesanato e quadros especialmente com a produção de Kalá. Este em especial, possui um tópico em nosso site com um pouco da sua história. Para conhecer, clique aqui.
Você também pode ver mais sobre a arte com a palha a partir dos 23 min e 44s na série LIGADOS NA HISTÓRIA.