Home

Cultura local

CULTURA

Já pensou estar caminhando na rua e receber um bom dia ou um sorriso? Ou até mesmo ter a chance de trocar dois dedos de prosa com um desconhecido de forma despretensiosa e sair feliz?

Situações como essa são bastante comuns em Sales Oliveira.

Não é à toa que somos conhecidos por ser um povo receptivo e acolhedor. Além desse título, também nos chamam de "celeiro de artistas primitivistas”, “pedacinho do céu” ou “Capital da Palha”.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura?


ECONOMIA

O mercado da palha movimenta bastante a economia de Sales Oliveira. Além de ser lucrativo para os empresários, funciona como fonte principal de renda e também extra, já que algumas tarefas possibilitam o trabalho em domicílio e em horários flexíveis.

Apesar disso, o mercado industrial e agrícola não estão na primeira posição da formação Produto Interno Bruto (PIB) Salense, tais áreas ocupam a segunda e terceira posições, de acordo com os dados de 2021 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Quem está na primeira posição é o setor de serviços que representa quase a junção de ambas as áreas mencionadas anteriormente.


IMIGRAÇÃO

Sales Oliveira recebeu diversos imigrantes ao longo da sua história. Entre as nações que se deslocaram para cá estão os italianos, portugueses e japoneses. Os motivos são variados desde busca por melhores condições de vida até a fuga de um cenário caótico.


ARTES

A pintura primitivista é uma das grandes manifestações culturais presentes na cidade. O nosso maior expoente na área é José Antônio da Silva, mundialmente famoso. Além dele, nomes como o dos Irmãos Scarelli, Cecília Braga e Kalá são bastante valorizados.

Tal escola artística, reconhecida pelo modernismo, é caracterizada pelo retrato do dia a dia dos artistas e com cores fortes. Os pintores, geralmente, possuem baixa escolaridade.

A geração de salenses que se destacou na época, por conta das desigualdades sociais presentes no Brasil, não tiveram oportunidade de estudar. Era necessário trabalhar para manter as despesas da casa. Esse é um dos fatores para tamanha fertilidade.

Além disso, por conta da forte presença da palha na economia da cidade, o artesanato com a matéria prima é bastante comum. Bonecos e utensílios são frequentemente produzidos.

Já na música, o sertanejo e os ritmos mais populares dominam a cena da cidade.


RELIGIÃO

O catolicismo possui forte influência no Brasil historicamente por conta da colonização. Em Sales Oliveira é a religião predominante. O tamanho da sua influência fica evidente desde a fundação do município, visto que os moradores resolveram homenagear Santa Rita de Cássia, atualmente padroeira, ao nomear o povoado.

A igreja sempre foi incorporada à rotina dos salenses, seja a ida em missa, na preparação do ambiente clerical ou até mesmo como forma de convívio social. Criou-se assim um senso de pertencimento nas pessoas e, consequentemente, unidade.

NOTE-SE: A tradição católica é forte desde a época mais rural da cidade, basta ver as diversas capelas espalhadas pelas fazendas, e acompanhou os moradores no processo de urbanização. Um dos fatores que influencia o comportamento, é a recente formação do município.


DADOS

CATÓLICOS - 77,23%
EVANGÉLICOS - 13,98%
ESPÍRITAS - 4,12%

Fonte: Censo 2010 - IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)


A palha se faz bastante presente na vida do salense. [seja no trabalho, onde as pessoas tiram o seu sustento, seja no artesanato]

Todos os direitos reservados - Turismo Sales Oliveira SP
menu-circlecross-circle